SQL,DB,ORACLE

1679 palavras 7 páginas
SQL
O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de consulta a banco de dados criada na década de 70 na IBM, com base em conceitos da Álgebra relacional . Foi desenvolvida para padronização dos sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais existentes.
Não demorou muito e várias outras empresas estavam customizando o SQL e isso começou a gerar grandes problemas. Foi quando a American National Standards Institute (ANSI) em 1986 adaptou e criou um padrão para a linguagem SQL. Por esse motivo é comum vermos falar que um comando é do padrão ANSI, ou seja, ele é “homologado” por este instituto. Ao longo do tempo o SQL foi revisto (1992, 1999, 2003) para incrementar novas funcionalidades e, assim, aumentar a capacidade e poder da mesma.
A importância da padronização do SQL para os SGBD’s, e mais especificamente para quem trabalha com eles é enorme, tendo em vista que por ser um padrão para os bancos de dados relacionais (o tipo de banco de dados mais usado atualmente) é possível, por exemplo, criar uma consulta a um banco de dados Oracle e essa mesma consulta funcione no SQL Server ou no PostgreSQL, entre outros.
Tal possibilidade permite, por exemplo, que desenvolvedores possam construir consultas para a maioria dos casos sem precisar conhecer um determinado banco, ou seja, apenas conhecendo a linguagem SQL é possível fazer uma consulta que funcione em vários bancos diferentes. Isso é muito importante, pois evita sobrecarregar o DBA ou o AD com coisas simples, sendo que eles já têm de cuidar de coisas específicas dos seus trabalhos.
Tal poder, capacidade e o mais importante: facilidade, fazem da linguagem SQL hoje um dos maiores sucessos da TI, sendo mais notório quando olhamos para outras áreas que não tem algum meio de padronização, forçando que uma pessoa precise de horas de estudo para fazer coisas simples somente pelo fato de ter de fazê-lo em outra ferramenta.
É lógico que cada SGBD implementa acréscimos na linguagem SQL com o intuito de dar

Relacionados

  • Oracle enterprise manager 10g
    181638 palavras | 727 páginas
  • Oracle.database.11g.sql
    132179 palavras | 529 páginas