Sped
Implantação, adoção e impacto.
SIC - Sistema Informatizado Contábil
2015 Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
O QUE É O IFRS? 4
ORIGEM DO IFRS, IMPLANTAÇÃO E FINALIDADE 5
O QUE É SPED? 7
OS TRÊS TIPOS DE SPED 8
SPED contábil 8
SPED social 8
SPED fiscal 9
PERGUNTA FINAL 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa abordará o que é o IFRS (sigla IFRS em inglês significa International Financial Reporting Standards, que traduzido para a nossa linguagem quer dizer Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade), a sua origem e como será feita a implantação em 2015. Também será falado sobre o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), especificando os três tipos: Contábil, Social e fiscal. Temos por objetivo responder o que impacta a implantação do SPED e a adoção do IFRS em 2015 e o que essas mudanças exigem do contador.
O QUE É O IFRS?
A sigla IFRS é uma sigla inglesa que significa: International financial reporting Standards: Significa Normas internacionais de informação financeira, na tradução para o português.
IFRS são um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB- international accounting Standards Board (conselho de normas internacionais de contabilidade).
Que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, melhorando a estrutura conceitual e proporcionando a mesma interpretação das demonstrações financeiras.
Para que a análise dos relatórios financeiros seja interpretada da mesma forma pelo o seus usuários (os gestores, os investidores, os analistas e as instituições) é preciso que as características qualitativas como, clareza, confiabilidade, relevância, e o equilíbrio entre custo e beneficio na preparação das demonstrações financeiras, tenham os mesmo critérios.
Obs: O comitê de pronunciamentos contábeis (CPC) foi criado através da resolução CFC nº 1.0055/05 com o objetivo de emitir pronunciamentos técnicos visando a convergência da