Sped pesquisa
Apresentação
2012
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) tem promovido grandes mudanças, as quais não se restringem à substituição do papel por informações digitais ou a questões puramente tecnológicas. O nível de detalhamento e a padronização das informações têm como principal reflexo a exposição das empresas à fiscalização. Qualidade das informações passa a ser questão básica de qualquer projeto do SPED.
Os impactos do SPED já foram objeto, inclusive, de pesquisas anteriores realizadas pela FISCOSoft, que para aprofundar suas investigações sobre o tema realiza agora essa nova pesquisa, em conjunto com as empresas Prosoft e Systax, com o objetivo específico de identificar as mudanças ocorridas na rotina das empresas contábeis e conhecer as percepções desse setor em relação ao SPED.
Os resultados dessa pesquisa mostram a nova rotina das empresas contábeis em face do SPED. Questões relevantes como troca do software, honorários contábeis e qualidade das informações também são identificadas nesta pesquisa, cujo objetivo, como as anteriores, é aprofundar as investigações sobre os reflexos do SPED.
Paschoal Naddeo de Souza Filho Tax & Accounting Information Business Director Thomson Reuters – FISCOSoft
Fabio Rodrigues de Oliveira Diretor Systax
Carlos Meni Presidente Prosoft
Página 2
PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO AO SPED
Clientes atendidos para cada segmento
2012
A primeira questão da pesquisa teve por objetivo identificar o perfil dos clientes atendidos pelas empresas contábeis. Para tanto, foi questionado o percentual de clientes atendidos entre os segmentos de comércio, indústria e serviços.
Clientes atendidos para cada segmento
38% 46%
15%
comércio
indústria
serviços
Os resultados evidenciam que a maior parte dos clientes atendidos pelas empresas contábeis é da área comercial, seguido pelas empresas de