Sosim
Atividade 1: Escalonamento Circular
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Considere a concorrência, nesse tipo de escalonamento, com dois processos CPUbound que não realizam operações de E/S. Qual o efeito da variação da fatia de tempo sobre o balanceamento no uso do processador?
Resposta: neste caso onde tem-se dois processos com a mesma prioridade e do tipo CPUbound, o que muda na variação da fatia de tempo destinada ao processo para executar UCP é que quanto menor este tempo maior será o escalonamento entre estes dois processos, quanto maior a fatia de tempo menos escalonamentos.
Atividade 2: Escalonamento Circular com Prioridades Estáticas I
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Quais devem ser os critérios para determinar as prioridades dos processos?
Resposta: importância do processo para o sistema, melhor otimização possível do uso do processador, aumento da performance do sistema.
Caso, nesse escalonamento, todos os processos sejam criados com a mesma prioridade, qual o benefício dessa política sobre o Escalonamento Circular?
Resposta: neste caso, nenhum benefício.
Atividade 3: Escalonamento Circular com Prioridades Estática II
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Por que o problema do starvation pode ocorrer?
Resposta: starvation ou inanição é a situação onde um processo nunca é executado, pois processos de prioridade maior sempre impedem sua execução. No caso do exercício acima isto ocorre pois foi definida uma prioridade igual a 04 para um processo do tipo CPU-bound e uma prioridade estática igual a 03 para um processo do tipo I/O-bound.
Cite duas ações que o administrador do sistema pode realizar quando é identificada a situação de starvation em um processo?
Resposta: a primeira ação seria aumentar a prioridade do processo que precisa ser executado e não está conseguindo e a segunda seria excluir o