SOs mais usados
A versão mais atual do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009 e para servidores é o
Windows Server 2008 R2.
MacOS – É um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores da linha Macintosh e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do Mac OS X possui certificação UNIX.
Assim, o Mac OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin
(um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.
Ubuntu – É um sistema operacional de código aberto construído em núcleo Linux, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Já vem com Navegador
Mozilla Firefox, BrOffice, aplicativos multimídia e Messenger compatíveis com os já conhecidos.
Debian - é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que