SONDAGEM A TRADO
Sondagem a Trado
Sondagem a Trado é um método de investigação que utiliza a trado como instrumento de coleta, que é um tipo de amostrador de solo, de baixa e média resistência, constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal.
A Sondagem a Trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro e sua finalidade é a coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório.
Trado
As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a obtenção de informações de superfície de uma área na terra, ou na água. A coleta de amostras da Sondagem a Trado é feita a cada metro de avanço ou quando ocorre mudança do tipo de material perfurado.
O objetivo da Sondagem a Trado é determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, sem a obtenção dos índices de resistências e a observação do nível do lençol freático.
Descrição
Sondagem
ligeira
executada
manual
ou
mecanicamente utilizando trado concha, cavadeira, helicoidal ou espiral. Retira amostras deformadas em bom volume. Com pequeno alcance, até 15 metros. Aplicabilidade
Obras rasas e de caminho longo, tais como cubagem de jazidas e pavimentação.
Caracterização
Retira
amostras
deformadas
(amolgada),
limitada
a
profundidade:
Ótima : até 6m
Boa : até 8m
Profunda: até 12m
Muito Profunda : até 15 metros.
Obs: pretendendo avançar as perfurações em argilas duras, pode-se continuar o furo substituindo o trado por uma cavadeira, substituindo-a posteriormente pelo trado para retirar o material. Esta manobra dupla encarece o processo.
Tipos de Trado
Vantagens x Desvantagens
Vantagem: Rápida e barata
Desvantagem: Rasas. Geralmente inadequadas para projetos de fundações.
Vantagem: Colhe um volume razoável de amostra, suficiente para a realização de ensaios de caracterização e compactação.
Desvantagem:
Não
colhe
amostras
indeformadas,
permitindo somente a