Somando à equipe
Um Estudo Sobre Comportamento Em Grupo
Elise Kamchen
Prof. Nívia Lanznaster Kuhn
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/Marketing (MKT 25) – Psicologia Organizacional
19/05/09
RESUMO
Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos com nós mesmos e com aquilo que fazemos. Assim os membros começam a pensar e agir do mesmo modo, para desfrutar dos resultados de participar em grupo. O processo de viver juntos reforça certos sentimentos e atitudes no comportamento de cada membro do grupo.
PALAVRAS- CHAVE: Homem;Convivência ;Resultado.
1 INTRODUÇAO
O homem é um ser essencialmente social, desde o início da história ele se encontra sempre em grupos sociais, assim como nos coloca Almir e Zilda Prette (2001, p.212), “Grande parte de nossa vida ocorre nas interações com outros indivíduos.”, inicialmente pequenos, onde mantemos os primeiros contatos com outros seres humanos (família, escola,igreja,...) e depois de um certo período de tempo vamos fazendo parte de outros grupos maiores (cidade, estado, país...globalização). A sociabilidade é conseqüência de outras dimensões humanas: corpo, conhecimento, liberdade, linguagem. Quando nascemos somos introduzidos em um mundo já construído, pelos nossos antepassados, e é através da cultura e do aprendizado que nos tornamos parte dessa sociedade. A sociabilidade humana se expressa na criação de organismos e instituições (governos, parlamentos, tribunais, escolas, empresas...).
Os seres humanos por mais que se acham auto-suficientes, necessitam de seus semelhantes para sobreviver, criar formas de expressão cultural, comunicar-se, perpetuar a espécie e obter a realização como indivíduos.
Este trabalho visa uma reflexão interna de cada um, como nos portamos, nos comunicamos e vivemos nesse grupo, além de um saber externo, de como quebrar barreiras e resolver problemas
dentro