Som e ondas sonoras
1. Introdução…………………………………………………………………5
2. Som………………………………………………………………………..6
3. Ondas sonoras……………………………………………………………7
4. Propriedades do som…………………………………………………….9
5. A função seno e as divisões de uma onda……………………………10
6. Notas e comprimentos…………………………….…………………….12
7. Monopólio de Pitágoras…………………………………………………14
8. Conclusão…………………………………………………………………15
9. Referências Bibliográficas……………………………………………….16
1. Introdução
Ondas sonoras podem ser expressas partindo de equações matemáticas, podemos dizer que a música clássica começou com uma operação algébrica e os fatos que envolvem o som, como sua propagação, seu tom e timbre tem sua justificativa na área da física.
2. Som
Como funciona?
Assim que o as ondas sonoras o que chamamos de som entra em nossos ouvidos externos, as ondas sonoras percorrem o canal auditivo até chegar ao tímpano.Ele recebe o som e vibra ,quando recebe variações de pressões mesmo muito pequenas, causadas pelas ondas sonoras.
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Assim que passa todos esses obstáculos, as ondas sonoras são aumentada e chega até o caracol do ouvido interno.
O pequenos pelinhos que vibram quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno, que ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol, que contém estimula as células nervosas do nervo auditivo enviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.
Qual faixa de frequência de audição?
O ouvido humano só é capaz de perceber sons com freqüência superior 20 Hertz e inferior 20 KiloHertz.
Os sons com frequência inferior a 20 Hz são chamados infra-sons. Já aqueles com freqüência superior a 20 mil Hz são conhecidos como ultra-sons. A orelha humana também é capaz de perceber