Som e Luz
Ondas
O som, tal como a luz ou uma emissão via rádio, propaga-se através de ondas. No caso das ondas sonoras, estas resultam de uma perturbação no meio material em que o som se está a propagar. Para facilitar a compreensão do conceito de onda, podemos observar o que acontece à superfície da água de um lago quando lhe atiramos uma pedra, neste caso, a onda propaga-se a partir do ponto onde foi lançada a pedra até à margem do lago.
Tipos de ondas Transversais: são as ondas, cuja direção de vibração das partículas é perpendicular à direção de propagação da onda.
Longitudinais: são as ondas, cuja direção que vibram as partículas, ou seja, direção de vibração é a mesma que a direção de propagação da onda.
Propriedades das ondas
Ao estudar a propagação de uma onda, transversal ou longitudinal, interessa-nos conhecer a representação gráfica do movimento de vibração das partículas.
Sempre que uma partícula descreve um ciclo vibratório completo, isto é, passa (por exemplo) da crista para o ventre e novamente para a crista, diz-se que realizou uma vibração completa. No estudo de uma onda há ainda quatro propriedades que devemos conhecer. São elas:
Período é o tempo que leva para que um ciclo seja completado. É representado pela letra T, e sua unidade de medida é o segundo (s).
Comprimento da onda é a distância entre duas cristas consecutivas