SOLUÇÕES DE INFORMÁTICA PARA AS QUESTÕES DA DEFICIÊNCIA E DA ACESSIBILIDADE
1078 palavras
5 páginas
Programa de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoSOLUÇÕES DE INFORMÁTICA
PARA AS QUESTÕES DA
DEFICIÊNCIA E DA
ACESSIBILIDADE
Escola: Umef “Antônio Bezerra de Farias”
Lucimar Barbosa Pereira
1
“As práticas pedagógicas em uma escola inclusiva precisam refletir uma abordagem mais diversificada, flexível e colaborativa do que uma escola tradicional”. (PACHECO, p. 15).
Lucimar Barbosa Pereira
2
Segundo as produções do CAT (citado por BERSCH,
2008, p:02)
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Lucimar Barbosa Pereira
3
Tipos de Acessibilidade
Sassaki (2005) nos diz que devemos estar atentos aos diversos tipos de acessibilidade, e que os mesmos devem estar adequados nas escolas para a necessidade dos alunos:
Atitudinal: sem barreiras atitudinais, por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana, resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
Arquitetônica: sem barreiras ambientais físicas em todos os recintos – internos e externos – da escola e nos transportes coletivos.
Comunicacional: sem barreiras na comunicação interpessoal (face a face, língua de sinais etc.), na comunicação escrita (jornal, revista, livro, apostila, incluindo textos em Braille) e na comunicação virtual (acessibilidade digital);
Metodológica: sem barreiras nos métodos e técnicas de estudo (adaptações curriculares; uso de todos os estilos de aprendizagem etc.)
Instrumental: sem barreiras nos instrumentos e utensílios de estudo (lápis, caneta, teclado de computadores,