Soluções aplicáveis para uma aposentadoria tranquila e livre de surpresas ruins
RESUMO
Em uma análise prática dos problemas envolvendo previdência social brasileira, caso não seja feita mudanças imediatas, comparações com outros países com problemas previdenciários parecidos. Alternativas e soluções para todo o sistema previdenciário, e população que anseia por uma aposentadoria digna.
PALAVRAS-CHAVE: Reforma, Planejamento Financeiro a Longo Prazo, Fundos de Pensão.
ABSTRACT
In a practical analysis of problems involving Brazilian social security system, if not made immediate changes, comparisons with other countries with similar welfare problems. Alternatives and solutions for the entire pension system, and people who yearn for a decent retirement.
KEYWORDS: Retirement, Long Term Financial Planning, Pension Funds.
INTRODUÇÃO
Ao se pensar em vida na velhice, logo se imagina um(a) senhor(a) de cabelos grisalhos, brincando com seus netos, levando para passear no parque, em uma vida plena e harmoniosa, cujo os seus anseios de conquistas profissionais já foram todos realizados, restando apenas usufruir dos momentos prazerosos ao lado de quem lhe faz feliz.
Olhado para o futuro, isso é o quê se imagina, pessoas na terceira idade, ou como muitos dizem “na melhor idade”, felizes, aproveitando cada momento de vida, pois já trabalhando muito para garantir um futuro cômodo. Pensando desta forma, surgi uma pergunta, apenas a aposentadoria da previdência social é o bastante para ter uma sonhada vida de tranquilidade? Alguns dados indicam que não.
Para comprovar isto, basta analisar alguns indícios, o principal deles é um fenômeno demográfico, muito importante e bem visto (pelo lado olhos do ministério da saúde), que é o aumento representativo da expectativa de vida do brasileiro, conforme o censo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a expectativa ao nascer da população brasileira em 2010 era de 73 anos, 5 meses e 24 dias.