solos e Fundações
FLORIANÓPOLIS
ABRIL / 2014
ESTUDO DO SOLO
PRODUÇÃO DE PESQUISA.
SOLOS E FUNDAÇÕES.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA.
FLORIANÓPOLIS
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
1.1 Apresentação
1.2 Justificativa
1.3 Objetivos
1.3.1. Objetivo geral
1.3.2. Objetivos específicos
1.4 Metodologias - Como Atingir os objetivos
2. Fundação teórica
3. Imagem Material Coletado
4. Análises de dados
5. Conclusões
6. Referências.
1 - INTRODUÇÃO
Solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais formados por intemperismo da rocha subjacente, a rocha-mãe e de húmus matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo.
É o manto que cobre a terra e pode ser escavado com auxílio de pá e picareta. Sua espessura, nesse caso, varia de poucos centímetros a algumas dezenas de metros. O solo nesse ramo do conhecimento é analisado sob as perspectivas de servir como material de construção ou como elemento de suporte das estruturas ou edificações nele assentes. No primeiro caso o solo é usado para construir barragens, aterros ou até mesmo para ser empregado no concreto. No caso do solo servir como suporte de construções ele é analisado quanto a sua resistência e quanto a sua compressibilidade deformação que fica submetido sob imposição de cargas.
Esse trabalho tem como objetivo analisar o tipo de solo para melhor utilização dos sistemas de fundação na construção civil.
1.1 - APRESENTAÇÃO
O objetivo da pesquisa é o estudo e análise de solos. O material analisado foi coletado na cidade de Florianópolis. Amostra de solo do Morro da Cruz, local onde o solo predominante é