solos 1
• Acompanhar e analisar os procedimentos necessários para a realização da análise de solos. Ensaios
1. Ensaio de Compactação
Segundo Craig (2012, p. 18) “Compactação é o processo de aumentar a densidade de um solo agrupando as partículas com uma redução do volume de ar; não há mudança significativa no volume de agua do solo”.
Os ensaios de compactação conhecido como ensaio de Proctor foi padronizado pela ABNT (NBR 7182/86), para tanto a amostra utilizada deve ser previamente seca ao ar e destorroada, porém é acrescentado água até que o solo fique com cerca de 5% de umidade abaixo da umidade ótima. Os números de golpes na norma são de vinte e seis golpes e a porção de solo compactado deve ocupar cerca de um terço da altura do cilindro e então o processo é repetido mais duas vezes atingindo uma altura um pouco superior a do cilindro o que é possibilitado devido a ação de um anel inserido após o cilindro, para tanto corrige o volume raspando o excesso. (PINTO, 2006)
Ao chegar no laboratório já estavam separadas sacolas com solo argiloso que estava peneirado e úmido (Figura 1) para a realização do ensaio de compactação que foram preparados pela professora e o técnico. Logo após foi selecionado o corpo de prova em formato de cilindro e pesado desse modo inserimos esse solo dividido em três camadas, sendo que para cada camada eram aplicados vinte e seis golpes.
Após moldar o solo em três camadas foi retirado o colar do corpo de prova e então arrasado. Logo após foi colocado o corpo de prova em um extrator de amostras (Figura 2) e então obtido o corpo de prova fora do cilindro (Figura 3).
2. Ensaios de Consistência
Apenas o uso da granulometria não é suficiente para a determinação da caracterização de solos, a parte fina do solo possui uma importante característica que deve ser determinada. Para tanto, o estudo de solos finos possuiu como estudo o engenheiro químico Atterberg. Os teores de umidade correspondem a mudança de estado