Soja Perene
SOJA PERENE
Aluna: Bárbara Miranda Borges
Professor: Eduardo
Matéria: Forragicultura
Turma: 2° ano C
IPORÁ 2014
Introdução
A leguminosa soja perene (Glycine wightti) é um adubo verde e uma forrageira, que tem seu crescimento indeterminado (trepador), crescimento inicial lento e depois de seu estabelecimento ele se torna rápido. Seu crescimento é de forma trepador e uma alta capacidade de produção, é uma excelente forragem. Ela fornece nitrogênio ao capim, e um banco de proteína no pastejo direto ou com feno.
Condicões de clima e solo
Clima: tem uma média tolerância a seca e ao sombreamento, já com uma alta tolerância ao frio e a cigarrinha e baixa tolerância a umidade. E de clima tropical e subtropical.
Solo: o solo cultivado com a soja perene, tem a fixação do nitrogênio pelas estirpes que ocorre no Latossolo Roxo. Fixa 60 - 80 kg de nitrogênio ha/ano, produz 5 – 6 t de matéria seca ha/ano, e a produção de proteína bruta na M.S é de 15 – 22%, e a biomassa é de 20 – 30 t/ha. Não tolera solos de drenagem deficiente e é muito exigente quanto a fertilização. E nao tolera solos com alta concentração de alumínio.
Funções
Uma das suas funções é que a soja perene é muito boa para a fixação de nitrogênio aumenta, sendo assim aumenta a qualidade nutricinal das pastagens, e além de poder ser usado a alimentação animal, e boa produtura de biomassa.
Características Leguminosa prostrada, herbácea, trepadora, estolonífera (enraíza nos nós ao longo dos caules em contato com o solo). Raiz pivotante bem desenvolvida; hastes pilosas, de coloração verde-escura; folhas trifolioladas com folíolos largos, carnosos, pubescentes; racemos axilares, ráquis dotado de brácteas lineares; flor com 5 a 7 mm de comprimento, cálice verde-claro e pubescente corola branca, estandarte com uma mancha roxa no centro; inflorescência com 15 a 20 flores