software
InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D) obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia. O programa foi desenvolvido pelo antigo CenPRA atual CTI(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através das linguagens de programação Python e C++. Atualmente opera em GNU Linux (Ubuntu, Fedora e OpenSuse já foram testados) e Windows (XP e Vista), sendo que é licenciado pela CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português)
InVesalius - DT3D
Dentro do programa ProMed, o InVesalius é um software livre e público desenvolvido e utilizado pelo programa ProMed do CTI e por milhares de usuários em todo o mundo para o tratamento de imagens médicas.
Em 2001 não existia software de imagens médicas em português que atendessem as necessidades de hospitais e clínicas brasileiras. O InVesalius surge, então, como uma proposta de desenvolvimento no País com os seguintes objetivos: custo mínimo ou nenhum custo de aquisição; interface em português e de uso simples, capaz de ser executado em computadores pessoais de baixo custo; capaz de ser executado em diferentes sistemas operacionais; e como uma plataforma para incentivar o uso e desenvolvimento de imagens médicas no Brasil. Desde então, o software tem sido constantemente melhorado para atender as necessidades dos usuários. O InVesalius 1 foi disponibilizado somente em português e o InVesalius 2 foi disponibilizado em português, inglês e espanhol, sendo que entre