Software e hardware
Neste cenário de avanços tecnológicos, deparamo-nos com uma carga de informações cada vez maior. O ser humano no seu processo de aprendizado passa por vários estágios de aprendizagem. Concomitante com este fato, tem-se que a memória humana possui suas limitações, isto é, o indivíduo é apenas capaz de memorizar um número limitado de informações, e para o resto das informações, criou-se a uma ferramenta muito útil, o computador.
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Ele utililiza de componentes essenciais no processo de cálculo e armazenamento, processamento e compartilhamento de dados, elementos esses como hardware e softwares, úteis na propagação de informações neste mundo cibernético.
Neste trabalho, veremos um pouco mais sobre componentes importantes, que passam tão despercebidos quanto o seu devido valor, auxiliando no desenvolvimento da computação e facilitando nossa vida e trabalho.
Antes de tirar proveito dessas tecnologias que colocam a nossa disposição um volume cada vez maior de informações, devemos saber melhor como é formado o produto que estamos consumindo. E por que não conhecendo os que realmente “dá vida” ao nosso trabalho virtual?
1. O computador e a Era da informação
Cada um dos três séculos passados têm sido dominados por uma única tecnologia. O século XVIII foi a era dos grandes sistemas mecânicos acompanhado da Revolução Industrial. O século XIX foi a era da máquina a vapor. O século XX tem sido denominado como a era da informação. Associado a isto, temos testemunhado vários avanços tecnológicos em diversas áreas. Dentre