socrates
Matheus franco de morais
2 ) Quais as implicações do pensamento socrático paro o mundo contemporâneo Sócrates não deixou nada escrito, afirmava que não era possível dialogar com um texto e que preferia saber com quem conversava. Tudo o que sabemos dele é graças aos outros filósofos, que foram seus discípulos principalmente um que se chamava Platão, pois foi ele que mostrou a maior parte de seus pensamentos.
Para Sócrates as pessoas deviam ser menos apegadas aos bens materiais, como por exemplo, o dinheiro, o poder entre outros... E mais ocupadas em cuidar de si mesmas, pois assim você ira conseguir ir além e conhecer si mesmo e entender como mudar a relação com as outras pessoas e o mundo. Seus diálogos eram por meio da ironia e da maiêutica. Por meio de uma ironia, perguntas encadeadas (dialogo) eram feitas para levar o outro a admitir sua ignorância, erros e contradições do seu discurso. E por meio da maiêutica caminhava o ouvinte ao conhecimento verdadeiro. Comportamentos ruins eram derivados de falta de conhecimento. Por isso buscar conhecer o bem é a forma mais correta de tornar se bom e praticar o bem. Afirmava que praticar injustiça era pior do que sofrê-la, demonstrando o desconhecimento e o não preparo do agressor. Foi assim que ele aceitou sua pena de morte sem contesta-la.
Na questão da ética, o ser humano segundo Sócrates possuía uma natureza racional, era voltado para o bem. Afirmava que ele deveria agir conforme as suas capacidades, denominadas virtudes. Sócrates tentava compreender a essência do bem e de virtudes, como coragem, justiça, prudência entre outros... Para ele, para sermos justos, precisamos compreender a ideia de justiça. Ele achava que os valores morais eram intrínsecos a natureza, ou seja, todos os homens compartilhavam os mesmos valores já que eles eram parte do seu próprio ser. A virtude era considerada uma ação racional e própria do ser humano, na medida em que através dela o homem agia conforme os seus