Socrates
Pouco se sabe sobre a família e as origens de Sócrates, a única referência que temos é de que era um homem muito inteligente, talvez um dos mais inteligentes de todas as eras.
Conhecido em algumas regiões como um mendigo, em outras como um bêbado, em outras como um sábio e até mesmo um mago! Sócrates sempre alimentava os mitos sobre a sua pessoa, andando sempre descalço, usando roupas simples e passando horas e horas imóvel em estado de meditação.
Durante grande parte da sua vida, Sócrates não teve nem ao menos uma casa e viajou pelas principais cidades de toda a Grécia Antiga.
Apesar de levar uma vida de viajante Sócrates chegou a se casar com a Ateniense Xântipe, tendo 3 filhos e também chegou a servir ao exército participando inclusive de algumas batalhas.
Em suas viagens, ele ensinava e promovia a Filosofia entre as pessoas. Sócrates acreditava que a melhor maneira de viver era se concentrar no desenvolvimento pessoal, na amizade e na lealdade entre as pessoas que juntas são muito mais fortes.
Ele mesmo provava isso dando aulas de Filosofia de graça nas praças para quem quisesse ouvir e quando era perguntado de onde vinha tanta sabedoria em Filosofia, sempre retrucava com a frase: “Só sei que nada sei.”
Sócrates era totalmente desapegado aos bens materiais e por onde passava gerava sempre muita admiração por todos os homens e mulheres.
Ao final de sua vida, já famoso, Sócrates foi condenado a morte pelos aristocratas de Atenas que discordavam de suas idéias revolucionárias.
No entanto, apesar do povo querer ajudá-lo a fugir, isto não ocorreu. O grande Filósofo se entregou corajosamente ao seu destino final se deixando capturar.
Sócrates morreu executado por seus inimigos na cidade de Atenas no ano de 399 A.C., mas suas idéias sobre a Filosofia e a vida nunca morreram sendo preservadas por seu discípulo Platão e muitas gerações de filósofos, chegando até os dias de