socrates
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL
RESUMO DO PLT - 1º CAPÍTULO
RESUMO DE SÓCRATES
SÃO PAULO/SP
2014
Ser ético não é mais uma opção e sim uma questão sobrevivência, principalmente em tomadas de decisões rápidas.
A ética sempre questionada se é certo, se é costume de circunstância. Para vivermos em sociedade é necessário ser ético, respeitando valores, princípios, etc., de cada um.
No nosso dia-a-dia verificamos vários fatores de como não ser ético, como por exemplo, na própria TV. Lembrando que usamos que usamos a ética para tudo em nossas vidas, seria impossível viver em sociedade.
Na ética do lucro várias condições são englobadas, empresa que direciona os investimentos para sua sobrevivência, outra condição é o capital para a remuneração de investimentos, o trabalho que é entendido como Salário justo e comunidade que visa retribuição a sociedade.
Não se podem obter resultados duradouros e eficazes sem a opinião pública. A prestação de contas corresponde a um preconceito ético, significa que quem assume responsabilidades deve relatar os resultados, os ganhos e perdas sempre as justificando.
A prestação de contas não é um expediente formal, burocrático, porém é fundamental para tomar decisões eficazes. O meio de avaliação da integridade dos processos e a justiça dos objetivos é a prestação de contas.
A corrupção é um traço forte e histórico cultural de anulação dos valores que dão dignidade ao ser humano. Sempre existiu corrupção, porém quem é corrupto tem um determinado tempo de vida. A mídia traz a corrupção para as manchetes e com isso a ética e a responsabilidade criam estratégias para as organizações.
É necessário ter consciência ética, porém também é imprescindível ter ideias concretas para a comunidade organizacional. Toda crise pode ser superada se sabermos administra-la, é preciso pensamento positivo e