socrates
Para muitos cidadãos atenienses, Sócrates era o mais sábio filósofo da Grécia, e esse pensamento se perpetua até os dias de hoje, que para muitos estudiosos confirmam essa afirmativa. Tido como um pobre e vagabundo, ele só trabalhava o suficiente para sobreviver e sustentar sua família, Xântipe, sua esposa, que era bem mais jovem que ele, seus filho Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus. Mesmo tendo estudado matemática ele preferia optar pelo conhecimento do homem, tentando buscar explicações para coisas que a ciência da época não tinha a capacidade de explicar.Uma de suas características bem peculiares era a de que ele gostava de caminhar descalço, para sentir o chão sob seus pés e ficar parado por horas, apenas pensando sobre alguma coisa. Ele também tinha o hábito de não tomar banho, essa era uma prática da qual ele não era muito adepto.
Uma necessidade que Sócrates carregava consigo era a de compartilhar com os outros cidadãos gregos a sua sabedoria, e ele fazia isso através do diálogo, usando a força da expressão, das palavras, para tentar levar o conhecimento para todas as pessoas que desejassem entender um pouco mais sobre as coisas do ser humano e do mundo em geral.
Sócrates nunca escreveu seus pensamentos, muito pelo contrário, ele usava apenas a voz, nada deixou por escrito para a posteridade, tudo o que sabemos sobre suas ideias foram deixados em obras de seus discípulos Platão e