Socrates
Definição
Os gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de: combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), resíduos orgânicos (lixos) e vegetação florestal. Estes gases absorvem parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, favorecendo e efeito estufa e o aquecimento global.
Exemplos:
Os principais gases poluentes da atmosfera são: dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso.
O dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénioe um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química.
O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.
Produção
O metano é produzido através dos seguintes processos naturais:
- Decomposição de lixo orgânico;
- Vulcões de lama;
Gás metano e Efeito Estufa
Um dos aspectos negativos do metano é que ele participa da formação do efeito estufa, colaborando, desta forma, para o aquecimento global.
Perigo para a saúde
Se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardíaca, e até danos ao sistema nervoso cental.
Perfluorcarboneto é o nome genérico que se dá ao grupo de compostos orgânicos constituídos exclusivamente por átomos de carbono e flúor. As cadeias dos compostos dessa categoria têm um máximo de seis átomos de carbono. Por exemlo: F3C-CF2-CF3 é o perfluorcarboneto de 3 átomos de carbono.
O óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e