Socrates
A VIDA DE SÓCRATES Sócrates foi um filósofo grego, considerado um dos fundadores da filosofia ocidental. Nasceu 470 a.C. nas planícies de Licabeto, próximo a Atenas. Vinha de uma família humilde. Era filho de Sophroniscus um escultor especialista em entalhar colunas nos tempos e Phaenarete, uma parteira. Durante sua infância, ajudou seu pai no oficio de um escultor, porém, muitas vezes seus amigos zombavam, pela sua incapacidade de trabalhar com o mármore, mesmo quando parecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando tudo. Seu destino oi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador, mas foi somente junto a sua mãe que ele descobriu sua verdadeira vocação. Foi casado com Xântipe, que era bem mais jovem que ele,com ela teve um filho chamado Lamprocles. Com a sua segunda esposa teve mais dois filhos Sophroniscus e Menexenus.
Costumava caminhar descalço e não tinha hábito de toma banho, em certas ocasiões, parava o que quer e o que estivesse fazendo, ficando imóvel por horas, meditando sobre algum problema.
VOCAÇÃO
Sócrates foi levado junto a sua mãe para ajudar em um parto complicado, vendo sua mãe realizar o trabalho ele logo ‘‘filosofou’’: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá. Ele concluiu então que, de certa forma ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento deste conhecimento, concluiu ele. Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender Filosofia, onde foi discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento logo chamou atenção, tanto foi chamado pela Pitia (sacerdotisa do tempo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia) de o mais sábio de todos os homens.
TRABALHO
Defendia que deve-se sempre dar mais ênfase a procurar do