Socrates Biografia
Para a época não se poderia considerá-lo um aristocrata.
Era feio de aparência, mas carismático ao extremo. Uma pessoa paciente, simples, extrovertida que além de possuir uma mente brilhante, tinha um domínio de sí próprio a toda prova.
Essas qualidades fizeram dele um filosofo, buscava questionando a todos de forma indistinta(ricos e pobres), ensinar através de seu método( Maiêutica) os indivíduos a pensar e a Conhecerem-se a si mesmos.
O fato de entrar em contato com todos (ricos, escravos) gerou na aristocracia Grega, o temor por seus ensinamentos levarem o povo a subversão. Considerado uma ameaça a ordem política, foi preso, julgado e condenado. A sentença exigia que parasse de ensinar ou que morresse tomando cicuta(veneno). Ele preferiu a morte a ter que se subjugar.
Não deixou seu método de ensinar escrito. É considerado o Pai da filosofia e para muitos o melhor filósofo de todos os tempos.
Aristófanes:
Aristófanes nasceu em Atenas e viveu, aproximadamente, entre 448 e 380 a.C. Pouco se conhece de sua vida. Deve ter recebido cuidadosa educação, a julgar pela cultura que demonstra em suas obras e pelos ataques que faz contra a ignorância. Assinou as primeiras comédias com um pseudônimo, mas revelou sua verdadeira identidade depois de alcançar sucesso.
Aristófanes era ligado ao partido aristocrático e combateu violentamente os demagogos Cléon e Hipérbolo, então dominantes na cidade. A incontrolada liberdade da comédia foi consideravelmente reduzida com a ascensão dos aristocratas ao poder, mas o dramaturgo conseguiu adaptar-se às limitações.
Diálogos vivos e inteligentes
Das quarenta peças que escreveu, chegaram até nós, integralmente, apenas 11. Das restantes, só conhecemos fragmentos.