Sociologia e antropologia em administração
A Revolução Industrial e a transformação da sociedade
A Revolução Industrial foi um conjunto de tranformações econômicas, sociais e tecnológicas, que se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII. As mudanças causadas pela revolução atingiu vários países da Europa e os Estados Unidos, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas.
Desempenhou um papel vital no desenvolvimento do capitalismo, marcando profundas transformações nas formas de produção e significou o advento da indústria e da produçaõ em série.
Nesse período, formou-se a classe operária, onde os donos do meios de produção representava o capital e os trabalhadores, que perderam a posse das terras, das ferramentas e máquinas de trabalho e passaram a vende sua força de trabalho para sobreviver e em troca recebiam salários. A classe operária era representada pelos assalariados.
As condições de vida da classe assaláriada era péssima. Devido a falta de leis trabalhistas, os donos do capital exploravam, cometia injustiças e abusos contra os operários, além de explorarem, também, as crianças, que passavam pela mesma humilhação. Trabalhavam em locais insalubres, acima do horário permitido e os seus salários eram baixos.
Devido a urbanização e o crescimento fabril, houve um aumento demográfico, já que famílias foram obrigadas a abandonavam os campos em busca de novas oportunidades na cidade. Porém, as fábricas não ofereciam mais postos de trabalho suficientes para números de desempregados. Contudo, mesmo os que tinham emprego não estavam livres de viver na miséria. Dudley Street - Rua em bairro pobre de Londres. Gustave Doré (1872).
Depois houve o conflito dos operários e industriais onde os donos das indústrias exploravam seus operários, concentrando a riqueza em suas mãos e empobreciam cada vez mais os trabalhadores