SOCIOLOGIA VELHICE
Velhice - A Exclusão dos idosos pela sociedade
A exclusão dos idosos pela sociedade é visível em nosso cotidiano. Hoje ser velho se tornou sinônimo de fraqueza, doença, uma coisa inútil, incapaz de produzir bons frutos para a sociedade, sendo muitas vezes abandonados a espera da morte.
Esta discriminação internalizada que freqüentemente leva os idosos a uma atitude de negação, buscando parecerem mais jovens para serem aceitos e acolhidos, obscurecendo suas características, seus atributos e sua identidade.
A razão deste comportamento advém de nossas raízes seculares, uma herança cultural negativa que acabamos herdando de nossos antepassados. A velhice é muitas vezes considerada como uma degradação física e psicológica, sendo que esses conceitos são injustos, pois a velhice não significa decadência.
O desrespeito ao idoso esta dentre as inúmeras injustiças e exclusões sociais presentes neste país. Desprezo, descaso e violência refletem bem o que o brasileiro pensa das pessoas idosas.
A exclusão dos idosos pela sociedade é visível em nosso cotidiano, a população idosa aumenta significativamente e o contraponto desta realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade.
Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população. Isto devido ao fato que a referida população requer cuidados específicos e direcionados às peculiaridades advindas com o processo do envelhecimento sem segregá-los da sociedade.
É dever da família, da sociedade e do estado amparar o idoso garantindo-lhe o direito da vida. Mas infelizmente, em alguns casos de falta de compaixão e solidariedade, junto com egoísmo faz com que eles se sintam menosprezados e inúteis, e na maioria das vezes depois de um ano nunca mais vão