Sociologia Urbana
2- Com o surgimento das cidades, bem como seu aumento descontrolado, juntamente com a poluição e a industrialização, desencadearam vários conflitos sócio ambientais como o uso indiscriminado dos recursos naturais, crescimento exponencial da população em algumas áreas do planeta, desmatamento.
3- Os movimentos sociais são reinvindicações coletivas, que ocorrem em decorrência do consumo da população, que visa mudanças no processo de transformação dos espaços, levando em conta decisões sobre a apropriação da natureza, por exemplo. O ambientalismo é um exemplo de movimento que visa corrigir as formas destrutivas entre homem e a natureza. Tendo em vista que a preocupação com o meio ambiente é um fato extremamente importante nos dias de hoje, os movimentos ambientalistas vem para mobilizar as comunidades a defenderem seus espaços, e buscando maneiras de modificar seus espaços sem destruí-los.
4- Ecodesenvolvimento é a capacidade do ser humano realizar ações considerando o uso racional dos recursos ambientais. O ecodesenvolvimento é um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação, que visa o bem estar da atualidade e das gerações futuras.
5- O diálogo entre saberes para que atinja uma maior amplitude é necessários debates indisciplinares envolvendo vários ramos da ciência. Estabelecer interação entre ciências naturais e ciências humanas através do complexo dialógico possibilita uma nova maneira de se pensar a realidade, sendo possível entender o modelo ao qual estamos inseridos. Esses diálogos possibilitam alternativas e ações no âmbito da sustentabilidade considerando a relação entre homem e natureza, buscando sempre o desenvolvimento que é preciso e a sustentabilidade que é necessária.