Sociologia transcrição e drogas
Que o consumo de drogas seja considerado comportamento socialmente reprovado é uma convicção amplamente difundida entre os jovens, mas ao contrário não é tão difusa a crítica pessoal a tal consumo. Ou melhor, as opiniões se diferenciam de modo consistente em relação à substância psicotró- pica considerada: grande tolerância para as drogas comumente chamadas de “leves”, maior rigor para as “pesadas”.
Referindo-nos a duas situações distintas, “fumar maconha ocasionalmente” e “usar drogas pesadas (heroína)”, a percentagem de jovens que considera que o uso de drogas não seja criticado de modo especial pela sociedade é muito restrita: 11,3% no primeiro caso e 2,5% no segundo. Porém, se o juízo se desloca para o nível pessoal, para exprimir a aceitação ou a recusa do uso de drogas, a atitude tolerante assume dimensões mais relevantes: 28,6% para a maconha e 7,5% para a heroína. O confronto entre estes dois juízos demonstra como os jovens são muito mais permissivos do que eles julgam ser a sociedade ao avaliar os comportamentos ligados ao consumo de estupefacientes.
2 texto escolher...
O quadro geral resultante confirma assim algumas tendências que foram se consolidando na última década.
Se, no conjunto, os jovens parecem portadores de uma moral que se distancia progressivamente dos valores tradicionais, no específico, é nas atitudes e nos comportamentos quanto ao uso de substâncias psicotrópicas que estão se difundindo novos modelos culturais.
O caráter de “desvio” ligado à proximidade com o mundo da droga é posto em discussão tanto de um ponto de vista quantitativo (percentagens muito elevadas de jovens são envolvidos nele com intensidade variável) quanto qualitativo (o “perfil” social do jovem envolvido