tema transversal
Neste presente trabalho, o grupo ira abordar acerca das relações entre filosofia com a sociologia, moral, estética, religião e a ciência, tendo em conta que a filosofia dedica-se estudo do todo e tudo, ela dependerá de algumas áreas que farão com que possamos entende-la melhor. Por outro lado falaremos sobre alguns aspectos que tem a ver com a sociedade em geral tomando em conta a globalização e as suas implicações para as sociedades, no que concerne a saúde ambiental e humana, o grupo reflectiu em tornos dos problemas ecológicos, e tão dita e muito necessária de ser compreendida pelo mundo todo e por ultimo falaremos do HIV/SIDA concretamente.
1.RELACAO ENTRE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Pode se dizer que a sociologia tenha sido originada com algumas ambições filosóficas, para fornecer uma conta do curso da história humana, para explicar a crise social do (europeu) do século XIX, e a procurar os caminhos para o bem-estar social e da reforma social.
Como Bottomore apontou as ambições filosóficas ou os objectivos da sociologia ainda estão vivos, pode-se encontrar conexões entre a sociologia e a filosofia em três aspectos que são explicadas abaixo.
Três ligações entre as duas:
1. Filosofia da sociologia
Qualquer ciência tem uma filosofia própria, no sentido de que se compromete a adquirir conhecimentos relevantes para seu campo em suas próprias maneiras legítimas. Sociologia está sempre vigilante em seu exame dos métodos, conceitos e argumentos. Esta análise filosófica é mais urgente sentida da sociologia do que nas ciências naturais, devido a própria natureza da sociologia. (GOLDMANN, 1993, p. 3)
2. Sociologia entretém pensamentos filosóficos;
Mais do que qualquer outra ciência social, sociologia aumenta em maior medida os problemas filosóficos em seus estudos. Assim, um estudo sociólogo é obrigado a considerar as questões filosóficas que estão sempre no fundo do problema sociológico
Tanto Durkheim e Manheim pareciam