Sociologia Geral II
Neste trabalho de investigação cientifica, o grupo tem como tarefa desenvolver o conceito de Elites nas prespectivas de vários autores.
Elite são pessoas ou grupos que detêm por influência e por via disso contribuem para acção histórica de uma colectividade através de ( Dicisões, ideias e sentimentos que expressam). Como também podem ser consideradas, as pessoas ou os grupos que detêm qualidades pessoais poder económico e social. Influência da maioria das pessoas em sociedades que estão inceridos.
Nos baseamos apenas em 4 Autores a citar:
GUY ROCHER;
WILFREDO PARETO;
CHARLES MILLS e
EVA MARIA LAKATOS .
GUY ROCHER
Para este autor Elite compreende – se as pessoas ou grupo que graças ao poder que detêm ou a influência que exercem, contribuem para acção histórica de uma colectividade, seja pelas decisões tomadas, seja pelas idéias, sentimentos ou emoções que exprimem ou simbolisam.
WILFREDO PARETO
Para Wilfredo Pareto Elite engloba todos os individuos que mercê de qualidades e dons naturais ou meio dos seu trabalhos e actuação, se destacam dos de mais, obtendo um sucesso superior a maioria dos outros possuíndo mais poderes, riqueza e prestígio. Esta definição revela certo tipo de caracter moral, próprio da elite e é antes de tudo qualitativa, para o Pareto há dois estratos em qualquer população :
1 – Um estrato superior e a não elite.
2 – Um estrato superior, a elite, dividida em duas partes que são :
ELITE GOVERNANTE : É aquela que é formada pelos os indivíduos que, de uma maneira directa ou indirecta, atuam de forma considerável no governo.
ELITE NÃO GOVERNANTE : Engloba todos os demais componentes das camadas mais ricas ou influente. Desta maneira a definição de Pareto, a Elite forma uma classe social.
CHARLES MILLS
Para CHARLES MILLS Sociólogo norte americano, em sua obra A elite do Poder