Sociologia: filmeBeleza americana

291 palavras 2 páginas
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). A propósito, Marx escreveu, na obra A Miséria da filosofia (1847) na qual estabelece polêmica com Proudhon: As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

Fazendo ênfase ao filme, na qual a cena de uma mãe de família que trabalha com venda de imóveis, tenta caprichar ao máximo em sua venda, fazendo uma limpeza da casa na qual vai vender, se produz, mas se desespera por não ter conseguido,
O que nos passa que ela fica arrasada e sem auto estima, e tem inveja do melhor vendedor de imóveis da região,começa a impressiona-se e o admira-lo tanto que chega a ter um caso com ele.
CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE MARX PODEMOS VERIFICAR NA CENA, A PREOCUPAÇÃO COM O MATERIAL, QUE FAZ COM QUE UMA PESSOA FIQUE MAL, SE SINTA ARRASADA POR NÃO TER COMPRIDO O SE PAPEL NECESSÁRIO QUE A SOCIEDADE A ENCAIXA. AS VEZES ATÉ DEXANDO A FAMÍLIA DE LADO E FAZENDO ALGO QUE ACHA CERTO PARA MELHORAR A SUA AUTO-ESTIMA .
POIS COMO MARX MESMO CITA “ os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a

Relacionados