Eça e Machado de Assis
O presente trabalho tem como objetivo abordar os fenômenos perceptivos presentes na literatura portuguesa e brasileira visa abordar uma das mais importantes obras do escritor português e levar um pouco mais de conhecimento aos alunos sobre estas obras. Nela Eça de Queiroz, com grande mestria, retrata os mais diversos setores da vida social e apresenta um retrato de Portugal do século XVIII e fala de um incesto. E em Dom Casmurro escrito por Machado de Assis, encontramos a dúvida sobre a existência do adultério de Capitu, não havendo nenhuma cena que o comprove, permanecendo apenas como suspeitas. Sendo escrito em primeira pessoa, apresenta apenas a interpretação dos fatos presenciados pelo narrador-personagem, não apresentando em nenhum momento outras visões. O fato de o autor escrever o romance em capítulos curtos, com títulos explicados posteriormente e de utilizar citações de obras importantes e personagens históricos, em frases curtas, facilita a leitura e prende o leitor. MADAME, é um texto original de Maria Velho da Costa, que reuniu em cena duas das maiores atrizes do teatro português e brasileiro: Eunice Muñoz e Eva Wilma. As intérpretes vestiram a pele, respectivamente, de Maria Eduarda, de "Os Maias", de Eça de Queirós, e Capitu, de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Esta peça fará a todo momento uma intertextualidade entre estas obras a cima citadas.
Nesta perspectiva, afirmamos que as diversas práticas pedagógicas na literatura são produtos de representações sociais na educação e podem aproximar professores e alunos. As culturas só têm é se enriquecer se são colocadas em diálogo com as outras.
Justificativa Sendo assim, se faz necessário, uma melhor explanação acerca dos acontecimentos históricos da época, da condição humana, as vertentes comportamentais do ser humano, tais como, costumes, cultura, crenças, civilidade, solidariedade, receptividade, e responsabilidade de uma sociedade para com outras quer sejam