Sociologia Contempor nea
Resenha dos textos
Professor : Jorge
Aluno : Vinicius Legey
Rio de Janeiro, Niterói
27/08/2014
Em uma abordagem sociológica sobre os textos, ao começar pela Introdução do “Tratados da Sociologia”, podemos identificar elementos primordiais, tais como o surgimento da mesmo por August Comte, criador da palavra sociologia, que nada mais seria que “física social”. Essa denominada “física social” seria um modo resumidamente de se denominar, o estudo estatístico dos fenômenos sociais. Comte ao fazer da sociologia o ponto de convergência e de integração de todos os saberes aos saberes humanos, inclui algumas concepções de funções filosóficas. Assim como Comte, Durkheim, o mais importante sociólogo da França, que se revela uma reserva a exclusividade da “explicação de todos os fenômenos culturais, da ciência e da religião, assim como da magia em particular”.
Durkheim, foi um grande inovador e um obteve uma grande importância no ponto de vista cientifico, mantendo a sua fidelidade a tradicao positivista, em suas analises afastando-se consideravelmente. Ao contrario dos sociólogos Alemãs, tais como Weber, que faz a analise dos fenômenos históricos. Porem, há um objetivo em comum entre os sociólogos alemãs e franceses, que seria nada mais como a explicação os fenômenos que lhe interessam.
A sociologia inicialmente, teve como função essencial a uma pratica na decisão política, também desenvolvidas para uma solução de aspectos críticos da sociedade, como : pobreza, desemprego, miséria, resolução de conflitos, etc.
Durkheim demonstrando suas verdades através da ciência e moral, Pareto, através de sua objetividade e Weber através do esforço de compreensão do sentido de todas as causas individuais e coletivas. É basicamente isso em que a conclusão do texto “tratados da sociologia” aborda, explicando o papel de cada um desses sociólogos, como é o modo de pensar de cada um, detalhadamente. “Para Pareto, se os homens agissem logicamente sua