Sociologia : carl marx
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Sociologia
Curso: Turismo
1) As discussões apresentadas pelo texto jornalístico “Bush apóia ensino da teoria do design inteligente”, evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentos são passíveis de análise à luz do quadro teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da “Lei dos Três Estágios”.
Neste sentido analise o texto abaixo a partir do quadro teórico de Comte e escreva um texto de 10 a 15 linhas, pautando-se sobre as seguintes ações: (3,0 pontos)
a) - Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador; b) Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo.
Resposta A/B :
Comte defendia e afirmava que para haver progresso, era necessário antes instaurar ordem “pois o progresso é o desenvolvimento da própria ordem “. Analisando esse pensamento, Comte apontou os três estágios evolutivos, pelo qual o espirito humano passou, com a intenção de entender o seu próprio mundo.
O Estágio TEOLÓGICO ocorre uma confusão entre o poder espiritual e temporal , este estágio era considerado por Comte, como o mais primitivo, pois a sociedade recorria a magias , feitiçarias e deuses imaginários.
O estágio METAFISICO, a sociedade passou a ser vista em termos naturais e não mais sobrenaturais, ou seja, os agentes sobrenaturais foram substituídos por forças abstratas. Neste estágio a doutrina popular e a liberdade de expressão, assim como igualdade social , tiveram certo domínio sobre ações da sociedade, causando desordem, o que para Comte , tornara algo