SOCIOLINGU STICA TRABALHO SOBRE VARIA O LINGU STICA
FERNANDO CAVALHIERI
SOCIOLINGUÍSTICA E
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Santo André 2014
UNIESP/IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”
Fernando Cavalhieri
SOCIOLINGUÍSTICA
E
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Atividade Complementar de Linguística para composição da N2 do 2º Bimestre do Curso de Letras Português e Inglês
Turma - 1º Semestre
Professora Jóice
Sumário:
1 – Introdução
2 – Variedades
3 – Variações
4 – Variantes
5 – Conclusão
6 – Referências
Santo André 2014
SOCIOLINGUÍSTICA E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
INTRODUÇÃO
A linguagem é a característica que nos diferencia dos demais seres e nos permite expressar sentimentos, expor nossa opinião diante dos assuntos diversos do nosso cotidiano, demonstrar conhecimentos, promovendo nossa interação no ambiente social. Em toda e qualquer comunidade socialmente organizada, seus membros comunicam-se entre si através de sistemas próprios de comunicação e linguagem, utilizando-se de inúmeros recursos que lhes possibilitam o intercambio de idéias e pensamentos, sendo a língua o instrumento mais utilizado. Em função da heterogeneidade dessas comunidades, de suas diferenças intrínsecas e permanentes mudanças, a língua também sofre influências internas e externas dessas modificações, ainda que conserve sua estrutura original, sua norma básica.
É através de intrincados processos e sistemas que a língua fornece desde as mais simples até as mais sofisticadas combinações para que os indivíduos possam se expressar. Sendo assim, a padronização ou uniformização da língua torna-se inaceitável, pois a própria língua é modificada por esses agrupamentos humanos, em sentido tanto diacrônico quanto sincrônico, numa interação constante e sistemática.
Antonio Houaiss afirma que: “O papel da linguagem na expressão de ‘conceitos potencialmente significativos’ torna o ser humano capaz de criar os universos de