Socioeconomia - ONU
, como instituição, defende interesses, mas, interesses de quem? Será que defende o interesse de todos? Ou pelo menos da maioria? Como lembra brevemente Costa neste capítulo, que em muitas situações - falando de OIGs - "... Estados mais frágeis política e econômicamente não possuem muita escolha." Como se explica a inatividade a ONU no genocídio de Ruanda? Como se explica tropas da ONU (incluíndo tropas brasileiras) matando mulheres grávidas, idosos e crianças no Haiti? (veja documentário O que se passa no Haiti); ela está defendendo interesses de quem? Onde fica seus propósitos da Carta das Nações Unidas que são a paz e os Direitos Humanos? Falando-se da ONU, só ficam dúvidas; dúvidas de que por detrás do interesse da "paz" sobressaem outros interesses, interesses de alguns.
A ONU tem um carater mais técnico, operacional e administrativo. Por fim, há de se conhecer um pouco das agências especializadas da ONU sua importância, mas também seus limites e possibilidades no Sistema Internacional e implicações em nossos cotidianos.
A ONU evitou uma terceira Guerra Mundial, mas convivem-se com muitos conflitos internos nos Estados, golpes, guerras civis. A ONU ficou marcada pelo genocídio em Ruanda, em 1993 que matou entre 500 mil e um milhão de pessoas e a mesma não fez coisa alguma.
02- A ONU tem como objetivo a paz e o desenvolvimento das nações que as constituem. E manter a segurança não é um dos seus maiores objetivos. Os especializados da ONU trazem consigo um caráter mais técnico, operacional e administrativo do que politico. As mesmas sendo importantes porem limitadas no Sistema internacional e implicações em nosso cotidiano.
1 - A atual situação do sistema internacional é relacionada as alianças,integrações, relações políticas, sendo reconhecido pelo seu desenvolvimento social e nas ciências humanas. O Brasil é consideração um país semiperiférico, que tem mostrado melhoria significativa na questão social, apesar da gravidade