Sociedade em Clastres, Malatesta e Kante

3919 palavras 16 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NÚBIA CELESTINO NOBRE 146406X

ESTADO E DOMINAÇÃO
A FORMAÇÃO DO ESTADO EM IMMANUEL KANT, PIERRE CLASTRES E ERRICO MALATESTA

NÚBIA CELESTINO NOBRE 146406X

ESTADO E DOMINAÇÃO
A FORMAÇÃO DO ESTADO EM IMMANUEL KANT, PIERRE CLASTRES E ERRICO MALATESTA

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de São Paulo, IFSP, como requisito parcial para aprovação semestral no curso de Licenciatura em Geografia.
Profª Susana Ferraz

SÃO PAULO
2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar o conceito de Estado proposta por Errico Malatesta, Imannuel Kant e Pierre Clastres enfatizando a importância da submissão da sociedade ao poder por ele exercido. Entende-se por estado a unidade administrativa de um território, formado também pelo conjunto de instituições que visam atender as necessidades da população que habita o território “não existe estado sem território”. A exemplo de instituição podemos citar o governo, instituições públicas, forças armadas etc.
Já o conceito de nação está ligado à identidade, cultura e história, também a um conjunto de sociedades existentes no território que compartilham de características comuns e história. Seria coreto afirmar que não há Estado sem nação. Devido à pluralidade de costumes o Brasil é um estado multinacional, posto que contem uma diversidade de culturas e etnias dando ao Brasil características multiculturais e nacionais, mas existem ainda as nações sem Estado constituído a exemplo os curdos que habitam áreas do oriente médio, são povos sem fronteiras.
As sociedades podem ser sociedades sem Estado ou não, mas será se todas as sociedades estão dispostas a percorrer as etapas exigidas para sair da selvageria e ser conduzida a civilização?
É a resposta que buscamos com as leituras Errico Malatesta, Imannuel Kant e Pierre Clastres, em textos que indicam que a liberdade pressupõe

Relacionados