Socialismo de mercado
Socialismo de mercado é um sistema político-econômico que mescla características socialistas na área política com princípios da economia de mercado. A China é, atualmente, o único país a seguir o socialismo de mercado.
Características principais do socialismo de mercado
- Controle político através de partido único;
- Controle social realizado pelo governo, através da censura e repressão aos opositores;
- Controle de preços, salários e sindicatos;
- Estímulos voltados para a instalação de multinacionais no país. Os incentivos fiscais e manutenção de maõ-de-obra barata são exemplos destes estímulos.
- Ausência de democracia;
- Estímulos públicos voltados para o desenvolvimento econômico;
- Política cambial voltada para a desvalorização da moeda nacional, objetivando o aumento das exportações.
O caso da China
O socialismo de mercado teve início na China no final da década de 1970, quando Deng Xiaoping implantou reformas econômicas no país. Uma das principais medidas foi a abertura da economia chinesa ao mercado econômico exterior. Porém, o Partido Comunista Chinês continuou controlando a política chinesa. Após as reformas, a China obteve um grande salto de desenvolvimento econômico.
Uma das características econômicas da China, que vem favorecendo seu crescimento econômico, é a manutenção da mão-de-obra barata, qualificada e disciplinada. Este foi um importante aspecto que levou várias empresas estrangeiras a instalarem filiais em território chinês.
Você sabia?
De acordo com analistas de economia internacional, a China poderá se tornar a primeira economia do mundo já a partir da década de 2020, ultrapassando os Estados Unidos. Só resta saber se o controle político, social e sindical continuará no país.