Social Quest o 03
A Psicologia Social estuda a interação social e tem entre seus principais conceitos a percepção social, as atitudes e as mudanças de atitudes, os grupos e os papéis sociais. A percepção social é resultado dos estímulos que recebemos dos nossos órgãos sensoriais, mas também, e principalmente, da atribuição de significados que fazemos em relação a isso que sentimos. É essa percepção nos fez atribuir significados particulares ao que visualizamos no filme. Reações de êxtase, agressividade e horror foram expressas pelos que ao filme assistiram e isso demonstra a percepção social que cada um tem de prisão, dos conflitos humanos, das reações humanas.
Essa percepção, aliás, é o que faz as personagens do filme assumirem, tão rapidamente, os papéis que lhes são atribuídos e a partir da percepção social que cada um tinha do que é o preso, a prisão, e os guardas da prisão, o líder de um experimento, a mulher, etc. Nessa mesma linha de raciocínio, podemos pensar com a psicologia social que as atitudes assumidas, tanto das personagens, como nossas durante a exibição do filme, têm uma relação direta com a forma pela qual construímos essas atitudes socialmente ( a partir de nossas crenças, valores e opiniões internalizadas). Evidentemente, nossas atitudes podem ser mudadas.
No filme, já exemplos disso quando um guarda mudo de lado e tenta ajudar um dos prisioneiros. Há também o caso do guarda que, num primeiro momento, assume a postura de liderança e, depois, passa a se submeter ao líder Berus. Então, chega o momento em que os guardas começam a impor sua autoridade, fazendo valer as regras da prisão e principalmente, fazendo uso da submissão via humilhação. Surge, a partir daí, outra fonte de discussão: O efeito do poder atribuído e imposto ao/sobre o homem.