Sobre Redes de Computadores
1. Introdução
1.1. Introdução às Redes de Computadores
1.2. Introdução às Redes de Computadores sem Fio (Wireless);
2. Classificação;
2.1. WPAN
2.2. WLAN
2.3. WMAN
2.4. WWAN
Redes ATM (Asynchronous Transfer Mode)
3. Padrões e tecnologias;
3.1. Tecnologias
3.1.1. IrDA - Infrared Data Association
3.1.2. Bluetooth
3.1.3. RONJA - Reasonable Optical Near Joint Access
3.1.4. Wi-Fi
3.1.5. WiMAX - Worldwide Interoperability for Microwave Access
4. Funcionamento das tecnologias sem fio;
5. Conclusão
6. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
1.1. Introdução às Redes de Computadores
Uma rede de computadores é uma união de dispositivos, ou nós, que podem ser impressoras, computadores, repetidores, roteadores, etc., que usam protocolos, que são regras, para se comunicarem trocando dados e compartilhando recursos. Existem vários tipos de redes como, a Internet, redes locais, redes de telefonia.
Existem alguns termos que são essenciais para o estudo das redes, são eles: endereçamento, onde cada nó da rede recebe um endereço; meio, que é o ambiente físico usado para conectar os nós; protocolo, que são as regras utilizadas pelos nós para se comunicarem; roteamento, que determina qual caminho deverá ser seguido pelo pacote para chegar ao destino.
As redes podem ser classificadas de acordo com a área que ocupam: Rede Local, redes com raio de 10 Km ou menos; Rede Metropolitana, conexão de nós em uma metrópole; Rede de Longa Distância, rede que seja maior que rede local; Rede Pessoal – PAN, ligação de recursos dentro de uma residência; Rede Global, conjunto de redes de longa distancia do mundo; Rede de Armazenamento de Dados, redes exclusivas para armazenagem de dados.
As redes também podem ser classificadas de acordo com a topologia, ou seja, pela forma como os nós estão conectados entre si. As topologias podem ser: ponto-a-ponto, estrela, laço, árvore, difusão, barramento e satélite.
1.2.