So de cartoes intenligentes

690 palavras 3 páginas
Sumário
1. Introdução 3
2. Cartões inteligentes 4
3. Utilidades de um smart card 4
4. O papel do cartão inteligente 4
5. O SO por traz desta tecnologia 5
6. Conclusão 5
7. Referências 5

1. Introdução
Neste trabalho o assunto abordado será os smart cards, também conhecidos como cartões inteligentes, nada mais é do que um cartão de plástico que tem um chip embutido. Tem a forma de um cartão de crédito e pode desempenhar as funções deste. Pode também conter informações impressas em relevo e uma tarja magnética no verso para torná-lo compatível com os sistemas existentes. Em poucas palavras, o cartão inteligente é como qualquer outro cartão de plástico. A diferença é o chip revestido de metal brilhante.
A designação de "inteligente" provém do fato de o cartão ter seu próprio processador, contido no chip. O microprocessador permite ao cartão fazer operações com seus próprios dados e interagir com seu possuidor (por meio de uma leitora ou um terminal), se necessário. O processador é a parte "inteligente" do cartão. 2. Cartões inteligentes
Há dois tipos básicos de cartão inteligente: os cartões com microprocessadores, chamados de cartões assíncronos, e os cartões de memória, também chamados de cartões síncronos, que permitem armazenar dados de estado sólido. Os cartões de memória não podem ser considerados inteligentes porque não têm processador. São meras formas alternativas de guardar de dados.
Atualmente, os cartões disponíveis baseiam-se em microprocessadores de 8 bits (embora já estejam começando a aparecer cartões com 16 e 32 bits) com uma pequena quantidade de memória EEPROM não volátil (geralmente entre 1KB e 32KB) e uma quantidade menor ainda de memória RAM (geralmente entre 100 e 1000 bytes). São muito semelhantes, em termos de poder de processamento, aos microcomputadores do início dos anos 80.

3. Utilidades de um smart card
Os cartões inteligentes possuem diversas utilidades, entre elas temos substituir os cartões de crédito,

Relacionados