SNC Medula Espinhal
Docente Responsável: Profa. Dra. Marilei Silva
MEDULA ESPINHAL
O Sistema Nervoso Central (SNC) está dentro de estruturas ósseas. O encéfalo está dentro da caixa craniana e a medula espinhal dentro do canal vertebral. O SNC é envolvido por membranas conjuntivas chamadas Meninges, que tem por função a proteção do mesmo. São elas:
Dura- Máter: externa, contato com os ossos, espessa e resistente, rica em fibras colágenas, contendo vasos e nervos. Como o encéfalo não possui terminações sensitivas toda ou quase toda sensibilidade intracraniana se localiza na dura-máter, responsável pela maioria das dores de cabeça.
Aracnóide: membrana intermediária, justaposta a dura mater, da qual se separa por um espaço virtual (subdural). Separa-se da pia-máter pelo espaço subaracnóideo, que contem o liquor.
Pia- Máter: é a mais interna e delicada meninge, envolve diretamente os órgãos.
Obs: - As meninges podem ser acometidas por patologias: Meningite e tumores (Meningiomas). Liquor: fluido aquoso e incolor (formado por água e sais minerais) que ocupa o espaço subaracnóideo. Sua função é de proteção contra choques mecânicos.
Medula Espinhal: medula significa miolo e indica o que está dentro. A medula espinhal está dentro do canal vertebral, mede em média 45 cm no homem e 43 cm nas mulheres. É uma massa de tecido nervoso localizada dentro do canal vertebral sem, no entanto ocupá-lo totalmente, dela partem pares de nervos que se ramificam. Funciona como centro nervoso de atos involuntários e, também, como veículo condutor de impulsos nervosos.
Coluna Vertebral: conjuntos de pares de vértebras que formam o canal vertebral, dentro do qual está a medula espinhal. A coluna vertebral mede cerca de 70 cm. .
COLUNA VERTEBRAL
MEDULA ESPINHAL
Cervical (C)- 7 pares de vértebras (tórax)
Cervical: 8 níveis de saídas de raízes nervosas
Torácica (T)- 12 pares de vértebras (tórax)
Torácica: 12 níveis de saídas de raízes nervosas
Lombar (L)- 5