Slogan Doril
Identificamos no slogan a figura estilística paronomásia. Tal figura consiste no emprego de palavras parônimas, ou seja, palavras com sonoridade semelhantes, mas com significados distintos. A paronomásia pode criar um efeito inesperado, intencional ou não para o leitor em razão da similaridade sonora das palavras compostas no anúncio e o efeito surpresa para o leitor em relação à junção de significados díspares num mesmo contexto. Esse trocadilho, muitas vezes expresso humoristicamente, auxilia na memorização do slogan.
Acreditamos também que o slgoan usa a função de linguagem referencial/denotativa, pois coloca de forma objetiva o referente. Neste caso o anuncia faz referência ao produto (remédio), para indicar a solução.
Identificamos no slogan a figura estilística paronomásia. Tal figura consiste no emprego de palavras parônimas, ou seja, palavras com sonoridade semelhantes, mas com significados distintos.
A paronomásia pode criar um efeito inesperado, intencional ou não para o leitor em razão da similaridade sonora das palavras compostas no anúncio e o efeito surpresa para o leitor em relação à junção de significados díspares num mesmo contexto. Esse trocadilho, muitas vezes expresso humoristicamente, auxilia na memorização do slogan.
Acreditamos também que o slogan usa a função de linguagem referencial/denotativa.Coloca de forma objetiva o referente. Neste caso o anuncia faz referência ao produto (remédio), para indicar a solução.
Observe que, na sentença acima, há o emprego de duas palavras parecidas, e pouco utilizadas no português falado, o que às vezes até compromete o sentido da oração.
Os vocábulos ratificar (= confirmar) e retificar (=corrigir) são classificados como parônimos pela gramática tradicional, pois possuem semelhança na pronúncia e na escrita, mas possuem significados totalmente diferentes.
Quando numa mesma sentença temos o emprego de palavras parônimas, ou seja, palavras de