slkjg
2049 palavras
9 páginas
joaojosecorreia.sra@goy-madeira.ptEcologia – estudo da relação dos organismos ou grupo de organismos com os seus meios ambientes.
Ecossistema – região natural que inclui organismos vivos e substâncias abióticas, interatuando para promover uma troca de matérias entre as partes vivas e não vivas. Níveis de ecossistemas:
Autotrófico – organismos produtores, com fixação de energia solar.
Heterotrófico – rearranjo dos materiais complexos
Componentes do ecossistema
Factores climáticos
Substancias orgânicas
Compostos orgânicos
Organismos autotróficos
Organismos fototróficos – utilizam energia luminosa como fonte de energia;
Organismos saprotróficos – organismo que absorve nutrientes orgânicos solúveis a partir da matéria orgânica morta ou em decomposição A decomposição é uma função vital! No ecossistema a comunidade não pode existir sem: fluxo de energia; ciclo das matérias.
Compostos azotados – nitratos – obtêm o azoto gasoso da atmosfera assimilando na terra em bactérias q transformam o azoto em nitratos para os compostos essenciais as plantas.
Uma floresta tropical é um exemplo de um ecossistema rico! Apresenta limites de tolerância restritos!
Ecossistemas estuários – há uma transição entre agua salgada e agua doce. Muita vegetação. Muitos animais. Frequente existência de pântanos.
Ecossistema pobre – deserto; zonas polares
No ecossistema tem de haver:
Fluxo de energia
Ciclo das matérias
Os organismos vivos estão integrados em cadeias em q essa energia se vai propagando de nível trófico a nível alimentar.
Cadeia alimentar – transferência de energia entre diferentes e sucessivos níveis tróficos, em q uns organismos alimentam-se de outros e, simultaneamente, servem de alimento a terceiros.
Tipos de cadeias alimentares:
Depredadoras - uns alimentam-se de animais pequenos e são alimentados por outros maiores. Dos animais pequenos para os maiores.
Parasita – existem animais q parasitam os animais maiores. Dos animais maiores para os