Slides SSD
Solido )
Introdução
O presente tema visa apresentar de forma introdutória os principais conceitos sobre os dispositivos SSD, apresentado as principais características utilidade, vantagens suas capacidades de armazenamento e a sua estrutura.
Definição SSD
• SSD (Solid State Disks) ou discos de estado sólido é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados que usam uma memória não volátil de dados em que utilizam os chips de memória em substituição de discos magnéticos.
• Estes tipos de dispositivos não possuem partes móveis e construído em torno de um circuito integrado.
Características
• São conectados a uma porta SATA ou IDE, tornando com que esses tipos de dispositivos utilizem menor espaço físico uma vez os dados são armazenados em tamanhos reduzidos e chips especiais. • São empregues basicamente em computadores portáteis, tablets e Smartphones e tocadores de áudio (MP3-player).
Capacidade de armazenamento • É feito em pelo menos um chip de memória, dispensando por completo o sistema mecânico para o seu funcionamento dando lugar ao baixo consumo de energia conforme vimos
(vantagens) uma vez não precisam alimentar motores ou componentes semelhantes.
Formatos de SSD
Pela abordagem até agora feita, pode-se entender que qualquer dispositivo utiliza memória Flash como sendo uma unidade SSD.
Mas, é adequado pensarmos em SSD como um tipo de dispositivo concorrente ao HD.
Nessa ordem de ideias, a indústria começou a fornecer unidades
SSD como se fossem HDs, só que com chips de memória em vez de discos. Neste caso, esses dispositivos podem ser conectados em interfaces SATA ou IDE (PATA), por exemplo. Dessa forma, é possível encontrar então unidades SSD em vários formatos como
1,8, 2,5 e 3,5 polegadas, tal como em HDs.
Formatação de um SSD
• Quando o assunto é SSD, uma característica relacionada que ganha cada vez mais atenção especialmente quando nos referimos às unidades mais recentes, usa-se o recurso TRIM.
•