slides cavalo crioulo 2
Alexandra Quintana Severo
Tiago Ilha Villar
Raça Crioula
Com origem nas grandes planícies dos pampas, até as mais distantes montanhas dos Andes, os cavalos trazidos por colonizadores espanhóis adaptaram-se a todo o tipo de clima e região. Suportaram o intenso frio e também o calor desgastante . Com o passar de quatro séculos de adaptação e de evolução, adquiriram características únicas e próprias no meio ambiente sul americano.
Por conta de sua longevidade, rusticidade, agilidade e resistência, são muito utilizados nos trabalhos pesados na lida com o gado, em fazendas de todo o país.
Panorama atual
Hoje, estão presente em praticamente todos os estados brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O Relatório populacional da raça, emitido pela
ABCCC, informa que estão registrados 84.741 animais, entre machos e fêmeas, espalhados por 22 estados brasileiros.
DÓCIL E ÁGIL
Não se deixe enganar pelo baixo porte. Os cavalos da
Raça Crioula possuem musculatura extremamente consistente e estrutura óssea compacta. Anatomia que agrega tais características de agilidade e resistência.
A utilização deste animal não se limita ao serviço de propriedades rurais. Se treinado, pode se tornar atleta, com destaque em provas como o Freio de Ouro e provas de rédeas. Fato que pode ser comprovado pelos resultados obtidos em provas específicas nos últimos anos, nas quais os cavalos crioulos têm conseguido obter sucesso em muitas nacionais e até internacionais. Padrão
Conhecido como “o pequeno grande cavalo das Américas”, o
Crioulo é um equino caracterizado pela silhueta harmônica e pelo equilíbrio perfeito. Seu padrão racial admite praticamente todos os tipos de pelagens, exceto pintada e albina total. O peso varia entre 400 e 450 quilos e a altura mínima admitida para as fêmeas é de 1,38 metro e nos machos de 1,40 metro, já a máxima para fêmeas é 1,48 metro e para machos é de 1,50 metro.
Apesar da beleza e
do