Slide Hist Ria
Ana Laura nº3 Angélica nº4 Letícia nº9 Marina nº12 Vanessa nº19
Os índios
Quando Cabral chegou ao Brasil, o país tinha uma população de em média 5 milhões de índios. Atualmente, temos em média
400 mil índios apenas.
Divisões dos trabalhos indígenas
O trabalho é extremamente importante para os índios. Suas tarefas são divididas entre os sexos e não existe tarefa mais ou menos importante, para eles, tudo o que é feito é para o ‘’’’’’’’’ bem da comunidade.
A cerâmica
As peças de cerâmicas são as testemunhas mais fiéis das culturas indígenas ao longo do tempo, culturas essas algumas já desaparecidas, numa linguagem artística que impressiona.
A cerâmica geralmente é produzida pelas mulheres, pois é necessário muita delicadeza e precisão para produzi-la. Produções com cerâmica
O trançado e a tecelagem
A tecelagem está intimamente ligada à mulher. A fabricação de fios é uma das primeiras tarefas desenvolvidas pelas meninas e na adolescência a importância dessa atividade ganha uma expressão ritual.
As matérias-primas geralmente sao: folhas, palmas, cipós, talas e fibras
Trançado e tecelagem
A arte plumaria
A arte plumária expressa um lado mais vaidoso dos índios, ela vem representada por meio de diademas, mantos e colares. Possivelmente sua função também seja demonstrar a grandeza e o poder de quem a usa. Existem dois tipos de arte plumaria, a do tipo majestosa, cuja vem em forma de diademas, e as mais simples, que são delicados adornos de corpo e sua ênfase maior esta no colorido o na combinação de matrizes.
Arte plumaria
As máscaras
As máscaras tem um caráter místico e ao mesmo tempo humano. Para os indígenas, elas possuem um caráter duplo: ao mesmo tempo em que é um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. Feitas com cascas de arvores e palhas de buriti, geralmente são usadas em danças, cerimoniais, representando personagens da mitologia