Slide De Apresenta O Tubul O
Tubulão a ar comprimido
Alunos:
Gracielly Neves Teixeira
66053
Josias de Andrade
7260
Eduardo Aparecido de Jesus
72060
Jurandi da Costa Souza
67911
Tubulão a ar comprimido
Tubulões a ar comprimido são elementos cuja função é transmitir as cargas estruturais para solos de maior capacidade de suporte situados em maiores profundidades, caracterizados por seção transversal que permite escavação interna, com entrada de pessoal em seu interior. Só devem ser executados tendo-se atingido o lençol d'água do terreno, deve ser adaptado a cada tubulão, equipamento pneumático. O concreto deve ser lançado sob ar comprimido no mínimo até a altura justificadamente capaz de resistir à sub-pressão hidrostática.
Devem ser observadas as normas da ABNT atinentes ao assunto, em particular a
NBR-6118 (NB-1), a NBR-6122 (NB-51) e a NBR-7678/83.
Os Tubulões a ar comprimido são sempre executados em concreto armado e sempre dotados de camisa externa de aço ou de concreto.
Neste tipo de fundações as cargas são transmitidas essencialmente pela base a um substrato de maior resistência.
Pela NBR 6122/2010, fundação profunda é o elemento que transmite a carga ao terreno pela base, por sua superfície lateral ou por uma combinação das duas. Sua ponta ou base deve estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo a 3 metros. Por medida de segurança devem-se inspecionar os registros, os compressores e as mangueiras e estar atento aos procedimentos de entrada e saída de ar do equipamento. A fundação com tubulões a ar comprimido é cinco vezes mais caro do que fundações executadas a céu aberto.
Os tubulões a ar comprimido podem ser do tipo Benoto ou do tipo Pneumático
(anel de concreto).
O Tipo Benoto
É executado com cravação mecânica de tubo metálico de espessura ¼, a escavação após a cravação do tubo é feita manualmente e diâmetro do tubo é igual ao diâmetro do fuste.
O concreto utilizado pode ser o ciclópico e o