Site
A engrenagem é o elemento composto de roda dentada que se liga a um eixo rotativo, ao qual imprime movimento. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixado aos dentes da outra.
As superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas de acordo com um perfil especifico, por exemplo, se a roda menor do par estiver no eixo do motor, ela atua com uma velocidade menor porem com grande força, se a roda maior estiver no eixo do motor ela dará uma velocidade maior com uma força menor.
Existem alguns tipos de engrenagens sendo algumas delas:
Engrenagem Cônica
O ângulo de interseção das engrenagens cônicas é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas têm um formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica e usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.
Engrenagem Reta
As engrenagens retas são as mais comuns e a de menor custo, os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É mais usando em transmissões onde requer mudança de posição das engrenagens em serviço, por ser a mais fácil para engatar. É mais usada em baixa rotação, pois em alta produz muito barulho.
Engrenagem Helicoidal
Os dentes das engrenagem helicoidal são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo. É usada em transmissão fixa de rotações elevadas por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si
(normalmente 60 ou 90°).
Engrenagem Cremalheira
A engrenagem cremalheira uma barra de dentes destinada a engrenagens em que uma roda deitada. Assim pode se transformar um movimento de rotação retilínea ou vice-versa.
Engrenagem de Parafuso sem Fim