Sistemas sensoriais
ÓRGÃOS DO SENTIDO:
AUDIÇÃO
TATO
PALADAR
VISAO
OLFATO
É O SISTEMA CONSTÍTUIDO POR SENSORES CAPAZES DE DETECTAR
DIFERENTES
TIPOS DE INFORMAÇÕES ENGLOBANDO DETERMINADOS ÓRGÃOS ESPECÍFICOS QUE
RECEBEM ESTÍMULOS QUE SÃO REPASSADOS PARA O SISTEMA NERVOSO CENTRAL,
ONDE SÃO INTERPRETADOS E PODEM RESULTAR NUMA RESPOSTA DO ORGANISMO.
INTEGRAÇAO SISTEMA NERVOSO E
SENSORIAL.
O SISTEMA NERVOSO é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. FUNÇÃO: perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada
NEURÔNIO, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o IMPULSO
NERVOSO.
EVOLUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA
NERVOSO
O SISTEMA NERVOSO aparece pela primeira vez na escala evolutiva animal entre os
CNIDÁRIOS.
Nesses animais o sistema nervoso é DIFUSO, por ser destituído de centros coordenadores das funções nervosas. È, portanto, relativamente simples e consiste numa rede de células nervosas espelhadas pelo corpo do animal.
Nos PLATELMINTOS surge, pela primeira vez, um SISTEMA NERVOSO CENTRAL constituído de gânglios nervosos, que são aglomerados de neurônios situados na cabeça, sugerindo um rudimento de cefalização.
È o SISTEMA NERVOSO GANGLIONAR, que se torna mais aperfeiçoado em animais como os anelídeos e principalmente artrópodes e moluscos cefalópodes.
Em quanto o sistema nervoso ganglionar dos invertebrados apresenta um duplo cordão nervoso situado na região ventral, nos vertebrados o sistema nervoso apresenta-se disposto dorsalmente e protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.
Cnidário- Hidra
Sistema Nervoso Difuso
NEURONIOS
UNIDADE ESTRUTURAL