Sistemas produtivos
Sistemas é um conjunto de partes que interagem entre si, com um objetivo comum, que atuam de acordo com os insumos no sentido de produzir um resultado.
Sistemas de Produção é a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços. É a maneira pela qual organiza-se a produção de bens e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin caracteriza muito bem estes conceitos.
Produção em massa
Produção em massa é uma forma de fabricar produtos que tira o poder de escolha do consumidor e o coloca nas mãos dos fabricantes, que produzem sem saber se haverá compradores. O sistema de produção em massa disseminou-se da indústria automotiva para outras indústrias e se tornou padrão incontestado em todo o mundo como a melhor maneira de conduzir os assuntos empresariais e comerciais.
Antes da Revolução Industrial, as lojas não eram abarrotadas de produtos e os artesãos esperavam por encomenda de clientes. A especialização e a divisão do trabalho são a base da produção em massa, como descreveu Adam Smith em seu livro “A riqueza das nações”, de 1776. A produção em massa foi utilizada pela primeira vez nos Estados Unidos nas fábricas de armas no fim do século XVIII. A mão de obra especializada é utilizada na criação e na organização do sistema de produção e a não especializada é colocada na linha de montagem. O carro modelo T, da Ford, foi o primeiro a ser produzido em grande escala em 1908. A venda do automóvel chegou a 15 milhões nos Estados Unidos, fazendo com que a Ford se tornasse um complexo industrial invejado.
Esta figura ao lado, é uma forma de fabricar produtos que tira o poder de escolha do consumidor.
Produção Contínua
Produção contínua caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.
Considera-se uma produção contínua sempre que se trata de quantidades importantes de um dado produto. A implantação é feita em linha de produção. Assim